cidadania

Irmãs de São Gabriel lançam projeto musical para ajudar a causa animal

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
As irmãs Ester (à esq.) e Miriã fazem da arte uma maneira de socorrer animais abandonados ou doentes no Estado

Acostumada a cuidar de animais abandonados na rua em que mora, a gabrielense Clair Schultz de Carvalho cuidava sozinha de pelo menos 30 cachorrinhas. Para dar conta da demanda, a apaixonada por pets encontrou apoio nas irmãs Miriã Ávila Ribeiro, 43 anos, e Ester Ávila Ribeiro Nunes, 40. Dos bichinhos acolhidos, desde então, 27 foram castrados. Para as irmãs, que atuam, respectivamente, como advogada e corretora imobiliária em São Gabriel, ainda há muito a fazer pela causa.

- Elas me ajudaram e ainda ajudam muito com comidas e remédios para os animais, além de custear castrações e cirurgias de tumores. Com Miriã e Ester, tudo melhorou. Vários animais foram cuidados e curados de diferentes enfermidades - explica Clair.

HISTÓRICO


O poodle Jack é o mascote da dupla e figura na capa do primeiro disco, além de participar dos videoclipes

Acostumadas a lutar pela causa pet, Miriã e Ester abrigam, em casa, cerca de 33 cães e um pônei que sofreram maus-tratos. Em 2015, o mascote da família, o poodle Jack, quase morreu por conta de uma peritonite (infecção generalizada). Ele foi atendido no Hospital Veterinário Universitário (HVU) de Santa Maria, onde foi atendido e salvo pelas veterinárias Lais Barbieri, Sabrina Brendler e Paula Basso. Passado o susto, Miriã e Ester dedicaram-se a socorrer mais animais.

Aos 76 anos, voluntária ajuda na administração e comanda brechó de instituição solidária

Com esse intuito, as irmãs, pós-graduadas em Artes e acadêmicas de Música no Conservatório Palestrina, de Porto Alegre, uniram a paixão pelos bichos a ritmos brasileiros e criaram a dupla Tolerantes. O lucro das apresentações é revertido a ONGs do Rio Grande do Sul.

- Levamos um ano para regularizar a produção musical. Começamos a gravar as músicas no final de 2017, no estúdio AGF, em São Gabriel, com apoio do amigo e arranjador musical Aroldo Torres. A primeira música lançada foi Jack, em homenagem ao nosso cachorrinho - conta Miriã (na foto ao lado).

Para alcançar um público maior, a dupla produziu e divulgou clipes no YouTube. Em 10 de maio deste ano, foi lançado o clipe All-Star Branco. Nele, as irmãs e Jack aparecem usando o popular tênis. Ainda em maio, a música Jack ganhou um videoclipe. Voltada ao público infantil e puxada pelo coro de "cadê o Jack?", na produção, Miriã e Ester procuram pelo mascote ao redor do mundo. A música já soma 49 mil visualizações no YouTube. Nos comentários, os internautas tecem elogios como "impossível não dançar" e "continuem assim, em breve (estarão) no The Voice".

- No começo do clipe, prestamos homenagem à equipe do HVU que cuidou de Jack. As crianças gostam muito da música (risos). Ainda no mês de lançamento do clipe, começamos a fazer shows em jantares, festas e brechós voltados para a causa pet - conta Ester. Ela adianta que Areia do Tempo, próximo clipe do grupo, e em estilo tradicionalista, sairá em breve.


O álbum Amor de Quatro Patas, primeiro disco da dupla, será lançado em dezembro. As músicas do Tolerantes podem ser adquiridas em CDs e pela internet. Cada uma das três faixas lançadas pelo grupo estão à venda no Google Play pelo valor de R$ 1,99.

Policial federal aposentado ensina futebol para jovens no projeto social da Associação Amigos do Riograndense

EMOÇÃO E PARCEIROS

Miriã e Ester (foto ao lado) são gratas às médicas veterinárias Fernanda Falcão, de São Gabriel, e Andrea Neves, de Santiago, que atenderam Jack, além de inúmeros simpatizantes da causa animal. Antes de começar o projeto, em uma viagem a Santa Margarida do Sul, as irmãs encontraram, na estrada, um cavalo com fratura exposta.

O equino, chamado Sagui, havia se perdido do dono. Ao encontrarem o tutor do animal, elas encabeçaram uma campanha para angariar recursos para tratar o cavalo. Desde então, mesmo com um pouco de dificuldade, Sagui voltou a andar.

Voluntária da ONG Amigo Bicho, de São Gabriel, Mariana da Cunha Godoi reconhece a ajuda que as irmãs prestam à instituição:

- Além de divulgar a causa, elas garantem, pelo menos, uma castração por mês aos nossos bichinhos.

COMO CONTRATAR
O cachê das apresentações do Tolerantes em empresas é doado para ONGs e grupos de proteção aos animais da cidade onde o show é realizado. Para ONGs, as apresentações são gratuitas. 

Mais informações pelos telefones (55) 99931-0880 e 3232-4946, ou nas páginas Tolerantes Dupla, no Facebook, Tolerantesdupla, no Instagram, no canal do grupo, no Youtube, ou ainda pelo e-mail tolerantesdupla@gmail.com.

* Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Voluntários recolheram mais de x de lixo no Parque Itaimbé Anterior

Voluntários recolheram mais de x de lixo no Parque Itaimbé

Esteticista encontrou em Santa Maria oportunidade de vida melhor para a família Próximo

Esteticista encontrou em Santa Maria oportunidade de vida melhor para a família

Geral